Esperar NÃO BASTA





Cada um de nós tem sonhos mais ou menos arrojados, e “matarmos os nossos sonhos é matarmo-nos”, mas todos sabemos que apenas sonhar não basta. É necessário agir com persistência, esforço e determinação para alcançar os objetivos. Para além disso, também é necessário que os próprios sonhos sejam passíveis de se realizar, que não sejam quiméricos ou desajustados da realidade…
Sim, necessitamos de SONHOS e de muita DETERMINAÇÃO, esperança só não chega. Essa, toma ao longo da vida diferentes caminhos, como o do otimismo, da fé, por vezes até o da ilusão…
Confiar na vida parece dar sentido, trazendo um sentimento positivo e de força. Mas a esperença acaba indubitavelmente por fazer-nos crer no destino, tornando-se num empecilho, reforçando e justificando a nossa impotência em detrimento da determinação, sugerindo que eventualmente tudo se resolve por si, com tempo…e que nem tudo depende de nós…
E assim se penhora o futuro…investindo na esperança…

4 comentários:

  1. Liliana, essa frase final identifica bem o problema: agarramo-nos a esperanças, muitas vezes infundadas, justificando assim não dar 'saltos de fé' mais arriscados e potencialmente mais frutuosos... e sim, com isso penhoramos o futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que sou perseverante e determinada, mas um dos meus maiores medos é o da acomodação, incluindo a acomodação às minhas esperanças...

      Eliminar
  2. Olá Liliana! Na "mouche"Estou a viver um tempo, de carácter profissional, em que "esperar não basta"...por isso achei interessante esta tua abordagem no tema.Considero-me uma pessoa com alguma paciência, mas isso não deve ser uma condição permanente não é?Para alcançar um objectivo considero que tenho que ser pragmático e tomar rédeas do que quero, partir para a luta, ou seja, estar motivado.Contornar as dificuldades que nos aparecem no caminho e decidir....decidir bem.Em momentos de decisão gosto de "sondar" e assim arranjo força para atingir os objectivos.Não consigo viver feliz se não tiver um objectivo para alcançar....Fica bem e excelente tema....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais obrigada, Slippy Nux!! Afinal tudo isto só faz sentido com vocês... portanto agrada-me a tua satisfação com o tema... Concordo com tudo o que disseste...Não sabemos o que o futuro nos reserva, mas podemos utilizar a informação disponível para tomar a melhor decisão, e AGIR!
      Hajam mentes inquietas!!
      Há muito que não conversamos, temos de fazê-lo...Um grande beijinho e...Fica Bem!

      Eliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.