RISOTERAPIA. ” O riso é uma opinião”- Eça de Queiroz


A terapia do riso ou a risoterapia é um método terapêutico existente desde a década de 60, do século passado. Foi propagado pelo médico americano Hunter Adams, conhecido como "Patch Adams", que desde a sua época de estudante já implantava este método em hospitais e escolas. Ele observou os baixos níveis de alegria e de humor dos seus doentes. Então, resolveu introduzir a terapia do riso, um descondicionamento de atitudes e hábitos nocivos enraizados na poersonalidade dos pacientes.
Quem viu o filme Patch Adams conhece bem a história. Era comum vê-lo, por exemplo, a atender os seus pacientes com nariz vermelho ou peruca de palhaço!

Para Patch, o humor é o melhor remédio. Na sua opinião o objetivo do médico não é curar e sim cuidar. Cuidar com muito amor, tocando nos doentes, olhando nos seus olhos, SORRINDO e fazendo sorrir...
VIDEO: Filme Patch Adams
(não há dúvidas de que na atitude do médico estão presentes as habilidades/competências inerentes à inteligência emociaonal)


Eduardo Lambert, autor do livro Terapia do Riso – A Cura pela Alegria, encara o riso como uma terapia complementar que auxilia na melhoria do estado emocional e orgânico das pessoas, em pacientes com os mais diversos tipos de doenças.

Cientificamente, Eduardo considera o riso como um grande estimulador. As substâncias produzidas nos momentos de bom humor, e consequentemente de riso, (as betas endorfinas) são analgésicas, similares às morfinas, mas com “potência” cem vezes maior.

O simples esboçar de um sorriso, o riso ou uma boa gargalhada - e quanto mais intensa melhor - cria uma onda vibratória que propicia de imediato um relaxamento corporal que se estende para todo o corpo, dando uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional.

Eduardo Lambert reforça que um simples sorriso, uma graça, situações cómicas, bons pensamentos, bons sentimentos, boas lembranças, pensamentos positivos, palavras de apoio e incentivo são fatores importantes à síntese das endorfinas.

Rir é mesmo o melhor remédio. Aumenta a autoestima, afugenta a depressão, alivia as insónias e as doenças psicossomáticas.


DICA: procurem informação em: "Clube do Riso".
 http://yogadoriso.blogspot.com/

E riam, mas riam muito!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.