A Aldeia Olímpica será, nos próximos 15 dias, a Aldeia mais Multicultural do Planeta!

... com cerca de 11 mil atletas de 192 países e 13 territórios. 
Como deve ser interessante conviver com toda aquela diversidade. Principalmente, por "coabitarem" num espaço que é de todos, ninguém domina sobre sobre ninguém, ou melhor, onde só a diferença domina!...Para além do desafio associado à competição, os atletas enfrentam outro grande desafio: o desafio de aceitar e respeitar essa mesma diferença...Uma experiência única, pois aceitar e conviver com outras culturas, outras formas de estar e de pensar a realidade torna-nos mais capazes para nos aproximarmos e compreendermos o outro… torna-nos mais tolerantes...
"E se eu fosse..." Visitem o blog da talentosa Mafalda Gomes AQUI

A Multiculturalidade implica interculturalidade: “O conhecimento e a apreciação de diferentes culturas e o estabelecimento de relações de trocas positivas e de enriquecimento mútuo entre os elementos das diversas culturas, tanto no interior de um país como do mundo”.
(Conselho da Europa, 1994:8)
Acrescento, sem despersonalizar nem aculturar...

Este entendimento de interacções culturais, trata-se, não de uma situação de dádiva, por parte de uns, e recepção, por parte de outros, mas sim de um diálogo intra e entre-culturas onde cada uma se valoriza através de práticas que permitem um melhor conhecimento de si e o (re)conhecimento dos outros.


Podemos ser todos iguais se soubermos respeitar as nossas diferenças!

No More Trouble (Original de Bob Marley) - Playing for Change, com participação especial de Bono Vox.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.