QUESTION OF THE DAY : "Será que o homem deseja mesmo a PAZ?"

Hoje comemora-se o Dia Internacional da Paz

O projeto "Playing For Change" reúne músicos de todas as partes do mundo. Juntos cantam pela Paz. Nesta versão, PFC fez uma parceria com a ONU com o objetivo de apresentar uma música que servisse de ''hino'' para esta data.

Versus

"(...) Imaginar o mundo pacificado em aceitação e contentamento consigo é apenas o mito que justifique a continuação da guerra. A paz é insuportável como a pasmaceira. Nas situações mais vulgares, nós vemos a imperiosa necessidade de desafiar, irritar, provocar, agredir, sem razão nenhuma que não seja a de agitar a quietude, destruir a estagnação, fazer surgir o risco, a aventura...
Numa sociedade de ricaços ninguém era feliz. Seria então necessário que por qualquer coisa houvesse alguns felizes sobre a infelicidade dos outros. O homem é o lobo do homem para que este possa ser o cordeiro daquele.
Nenhuma luta se destina a criar a justiça, mas apenas a instaurar a injustiça. O homem é um ser sem remédio. Todo o remédio que ele quiser inventar é só para sobrepor a razão ao irracional que de facto é. Toda a história das guerras é uma parada de comédia para iludir a sua invencível condição de tragédia. A verdade dele é o crime. E tudo o mais é um pretexto para o disfarçar (...)"
  (Vergílio Ferreira, in Contra-Corrente IV)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.