PENSAMENTOS SOLTOS| Ser líder é...

Ser líder não é uma opção. Acontece. Mas não acontece a todos. Nem todos os dias. Acredito que, para se ser líder, é preciso nascer-se com determinadas caraterísticas que fazem a diferença. E depois, ter a capacidade de as aperfeiçoar ao longo do percurso. Um líder ultrapassa obstáculos e vê oportunidades onde os outros vêm dificuldades. Um líder consegue decidir, apesar do medo. Um líder arrisca. Um líder acredita que é possível atingir objetivos, mesmo quanto todos dizem que é muito difícil. E mesmo quando tudo parece impossível. Um líder tem a humildade de dizer que se engana. Um líder rodeia-se de pessoas tão ou mais inteligentes do que ele e não se sente ameaçado com isso. Um líder não é aquele que gere dinheiro. É aquele que gere equipas e as mobiliza, levando-as à entrega a um projeto ou a uma causa, e assim consegue resultados. Um líder não corre sozinho. Um líder manda fazer, mas se for preciso também faz e isso não o diminui. Um líder ensina como se faz para que os outros possam evoluir. Um líder tem a capacidade de perder batalhas, mas levanta a cabeça e segue em frente...

4 comentários:

  1. Uma descrição perfeita de como deveria ser um lider. Infelizamente há poucos, muitos poucos com essas características todas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Há muita gente que confunde liderança com poder. E como há muita gente com sede de poder...nunca chegam a bons líderes...Mas também há aqueles que não deixam liderar...Enfim, um tema complexo.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Gostei.
    Pena os portugeses ainda terem atitudes de big boss.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.