RECORTES DE IMPRENSA| "Método de professor ajuda a melhorar notas em 30%", in Diário de Notícias

Quando chegou à escola, Jorge Rio Cardoso era mau aluno. Sozinho, conseguiu superar as suas dificuldades e hoje é professor universitário, trabalha no Banco de Portugal e ensina os mais novos a atingir melhores resultados.
Para Jorge Rio Cardoso, as escolas deviam ter uma disciplina para ensinar os alunos a estudar.
"Os professores têm de ensinar as matérias curriculares e estão condicionados pelo cumprimento dos respetivos programas, pelo que não têm muita margem para poderem trabalhar com os alunos métodos de estudo. Daí notar-se que há muitos alunos que não sabem estudar", defendeu o docente que, nos últimos anos, tem corrido o país para dar palestras nas escolas, onde ensina o seu método a alunos, professores e encarregados de educação.
Dividido em quatro fases, o método defendido por Jorge Rio Cardoso está explicado no livro "Ser bom Aluno: Bora Lá", onde se aprende a organizar apontamentos, fazer resumos ou memorizar. Continuar a ler AQUI

2 comentários:

  1. Os professores tentam, ajudam, ensinam os alunos a organizarem o seu método de trabalho mas muitos alunos precisam de um reforço, em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Trabalho na área da Educação (sou psicóloga) e não tenho ilusões: salvo exceções, os alunos são muito daquilo que têm, ou não têm, em casa. Se não há estímulo para a aprendizagem em casa, todos os esforços dos professores são, na maior parte das vezes, inglórios.

      Eliminar

Obrigada pela visita e por partilhar a sua opinião! Beijinho.